Coordenador

Clovis R. Maliska

Realizou sua graduação e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1973 e 1975), e seu doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Waterloo, no Canadá (1981). Atualmente é Professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica e Coordenador do SINMEC - Laboratório de Simulação Numérica em Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor. Atua na área de desenvolvimento e aplicações de métodos numéricos para Transferência de Calor e Mecânica dos Fluidos. Os desenvolvimentos se concentram no método dos volumes finitos baseado em elementos (EbFVM) para malhas não estruturadas, volumes finitos para coordenadas generalizadas, métodos multigrid, escoamentos em meios porosos, escoamentos multifásicos, escoamentos de metais líquidos, escoamentos compressíveis e algoritmos para minimização da difusão numérica e dos efeitos de orientação de malha. As aplicações têm sido feitas, principalmente, em simulação de reservatórios de petróleo, escoamentos gás/sólido, escoamentos gás/líquido e simulação de escoamentos de metais líquidos na indústria siderúrgica. Atualmente coordena dois projetos das redes temáticas da Petrobras nas áreas de simulação de reservatórios e acoplamento poço-reservatório, o PRH09, programa de formação de recursos humanos da ANP e o PFRH-Superior, programa de formação de recursos humanos da Petrobras. A partir de 09/2014 se tornou membro do Comitê Assessor do CNPq (CA-EM).




Professores

Antonio Fábio Carvalho da Silva

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília (1976), e mestrado (1978) e doutorado (1991) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência no ensino de Termodinâmica, Transferência de Calor, Transferência de Calor Computacional, Fenômenos de Transporte em nível de graduação e Condução e Escoamentos Compressíveis na pós-graduação. Atua há mais de 30 anos nos fundamentos e aplicações do Método dos Volumes Finitos. Nos últimos dez anos o foco principal dessas atividades foi direcionado para a indústria do Petróleo - simulação de reservatórios, simulação de bacias, simulação do escoamento em colunas de produção, acoplamento poço reservatório - além de desenvolvimentos nos fundamentos do método dos volumes finitos.

Emilio Ernesto Paladino

Possui graduação em Engenharia Industrial Mecânica pela Universidad Nacional del Comahue - Neuquen - Argentina (1998), mestrado (2000) e doutorado (2005) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na área de Ciências Térmicas, com ênfase em Dinâmica dos Fluidos Computacional e Modelagem de Escoamentos Multifásicos.




Engenheiros pesquisadores




Doutorandos

Aideé Amélia Torres Sampaio Barros

Mestre em Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017), graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2016), graduação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2012) Ex- participante do Projeto Aerodesign da UFERSA . Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Simulação Computacional e Energia Eólica. 

Conrado Planas Zanutto

Atualmente é aluno de doutorado em Engenharia Mecânica no SINMEC - Laboratório de Simulação Numérica em Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Engenharia Química pela UEM (2012) e mestre em Engenharia Química pela UFSCar (2015). Possui experiência na área de Catálise, onde atuou na produção de biocombustíveis por rota enzimática, e na área de Fluidodinâmica Computacional (CFD), onde atua na avaliação de escoamentos multifásicos. 

Hermínio Tasinafo Honório

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente, é aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina e integra a equipe do SINMEC. Tem experiência na área de Ciências Térmicas, com ênfase em CFD, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação numérica de escoamentos com transferência de calor, método dos volumes finitos aplicado a malhas não-estruturadas e métodos de acoplamento pressão-velocidade.

Josiane Weise

Possui graduação em Engenharia Química (2011) pela Fundação Universidade Regional de Blumenau onde também desenvolveu o mestrado em Engenharia Química (2015). Atualmente é doutoranda em Engenharia Mecânica no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), integrando a equipe do SINMEC - Laboratório de Simulação Numérica em Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor. (Texto informado pelo autor)

Rafael Franklin Lázaro de Cerqueira

Possui mestrado em Engenharia Mecânica na área de Engenharia e Ciências Térmicas, com título obtido no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFSC (POSMEC/UFSC), sua dissertação de mestrado apresenta um estudo computacional da transferência de calor e de massa em partículas fluidas esféricas e deformadas. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), com ênfase na área de Transferência de Calor e Mecânica dos Fluidos Computacional. Atualmente é doutorando no Laboratório de Simulação Numérica em Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor (SINMEC) na área de Escoamentos Multifásicos e Transferência de Calor e Mecânica dos Fluidos Computacional 

Victor Wagner Freire de Azevedo

Atualmente é aluno de doutorado em Engenharia Mecânica no SINMEC - Laboratório de Simulação Numérica em Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012), atuando principalmente com modelagem numérica de escoamentos multifásicos. Professor assistente do Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. 




Mestrandos

Andreza Sousa Ribeiro

Formada em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Durante a graduação foi bolsista de iniciação cientifica tecnológica e industrial pelo CNPq, foi uma das fundadores do projeto de desenvolvimento tecnológico Fórmula SAE-UFSJ, participou da elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos dos Municípios do Campo das Vertentes, estagiou na empresa Retífica Auto Minas Brasil (Campo Belo/MG) e estagiou na empresa AMG Brasil (São João del-Rei/MG). O trabalho de conclusão de curso, foi sobre simulação numérica da turbulência em escoamento interno, utilizando o software ANSYS (Fluent-versão academica) comparando os modelos de turbulência k-epsilon e k-omega, orientada pelo professor Dr. Guillermo Vilalta Alonso. 

Bruno Martins

Possui graduação em Engenharia de Petróleo pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2018). Tem experiência na Área de Engenharia de Petróleo, com ênfase em Engenharia de Reservatórios, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos para simulação de escoamentos bifásicos em reservatórios de petróleo e métodos numéricos para simulação de escoamentos monofásicos em reservatórios de petróleo fraturados. Atualmente é aluno de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina.

Taisa Beatriz Pacheco

Possui graduação (2017) e é aluna de mestrado de Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é bolsista de DTI com o seguinte tema de pesquisa: Numerical Solution of the Fluid Flow and Geomechanics Coupling Using Staggered Grids.




Graduandos

Felipe Miguel Wallner Giacomelli

Graduando de Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista de Iniciação Científica no SINMEC - Laboratório de Simulação Numérica em Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor.  Possui experiência na área de Ciências Térmicas, com ênfase em CFD, atuando principalmente em simulação de reservatório. Possui experiência com as linguagens de programação C++ e Python.

Thales Carl Lavoratti

Atualmente é bolsista de iniciação científica da Universidade Federal de Santa Catarina, no laboratório de simulação numérica em mecânica de fluidos e transferência de calor, SINMEC. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica.




Colaboradora

Tatiane Cristina M. Schveitzer

Ex-auxiliar administrativo no Laboratório de Simulação Numérica em Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor - SINMEC. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina, possui MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Gama Filho.