O SINMEC - Laboratório de Simulação Numérica em Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina, criado em 1981, tem como objetivo desenvolver metodologias numéricas usando, especialmente, o método dos volumes finitos para problemas que envolvem escoamento de fluidos e transferência de calor. O desenvolvimento de algoritmos empregando malhas não-estruturadas com o método dos volumes finitos baseado em elementos (EbFVM) é a principal linha de trabalho numérico do laboratório. Além dos desenvolvimentos numéricos fundamentais para as equações de Navier-Stokes e de Darcy, tem-se também como objetivo aplicar estas tecnologias para problemas de engenharia, especialmente para escoamentos multifásicos, escoamentos em reservatórios de petróleo, aerodinâmica, escoamento de metais líquidos entre outras áreas.

A formação de recursos humanos é também um ponto forte do laboratório, com a integração de alunos de graduação, de mestrado e de doutorado em temas de pesquisas fundamentais e aplicados. O desenvolvimento de softwares educativos é outra atividade que recebeu atenção, sendo o Griffin, um pacote educativo para a área de simulação de reservatórios de petróleo, o último desenvolvimento deste tipo. 





Divulgação do Curso de Convecção ministrado pelo Prof. Maliska no curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFSC no YouTube.

15/02/2019

Divulgação do Curso de Convecção ministrado pelo Prof. Maliska no curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFSC no YouTube. O curso de Convecção discute fundamentalmente a física dos fenômenos que ocorrem nos escoamentos de fluidos com transferência de calor. As equações que regem estes fenômenos, como conservação da massa, quantidade de movimento e energia, são discutidas em detalhes, com especial atenção às equações de Naviers-Stokes e na obtenção do modelo matemático. É um curso de 30h, normalmente ministrado no Curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFSC, e está dividido em diversos vídeos contemplando os tópicos estudados. Brevemente, os tópicos abordados são: equações de conservação, camada Limite sobre placa plana com ênfase nos conceitos de difusividade de quantidade de movimento e calor, definição do coeficiente de transferência de calor por convecção, correlações principais baseadas na análise de grandeza dos termos, como espessuras das camadas limites hidrodinâmica e térmica, problemas elípticos e parabólicos, função de corrente e de calor, problemas acoplados, escoamento no interior de dutos, escoamento entre placas planas, problemas 3D no interior de dutos, interpretação dos números de Reynolds, Prandtl e Peclet, transferência de calor no interior de dutos, temperatura de mistura, convecção natural externa, análise da ordem de grandeza dos termos, número de Rayleigh via fluxos, paredes inclinadas, problemas conjugados, canais verticais, corpos 3D, convecção natural x convecção forçada, convecção natural em cavidades, exemplos de convecção natural em cavidades, breves noções sobre turbulência.


E-Book - Transferência de Calor e Mecânica dos Fluídos Computacional

06/02/2017

O livro Transferência de Calor e Mecânica dos Fluidos Computacional do Profº. Maliska, apesar de ainda ter exemplares disponíveis em livrarias, agora está disponível como E-book no site do Grupo gen.